© 2023 por DARQ2 - ARQUITETURA

Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau - Lisboa

A Baixa corresponde ao atual centro simbólico da cidade de Lisboa. Até ao final da década de 60 do século XX, o conjunto Baixa-Chiado marcava a sua importância formando uma área de exceção na cidade, pela diversidade e especialização de serviços oferecidos sobretudo no que diz respeito ao comércio.

Na Baixa localizavam-se o setor financeiro da cidade, a administração pública, tribunais, escritórios de advogados e notários, hotéis, restaurantes, cafés e comércio raro.

O Chiado complementava a oferta de serviços com usos mais voltados para o lazer e vida social. Aí podiam encontrar-se óperas e teatros, cineteatros, lojas requintadas, cafés, pastelarias, casas de chá. 
Neste centro passeava-se para ver e ser visto, ia tratar-se de vários assuntos. (Salgueiro, 2004).

Com a expansão do setor terciário para Norte da cidade, ocorrida a partir dos anos 60, e a proliferação dos centros comerciais nas periferias, na década de 90, a Baixa foi perdendo a sua importância como centro funcional da cidade de Lisboa.

Neste momento a “Baixa” está de volta, e a DARQ2 está a contribuir neste momento com mais 2 projetos e obras e com a negociação de outras 2 para breve.

Este projeto refere-se a um edifício (Pombalino) de 4 andares (com mansardas) construído em 1762 e aumentado em 2 pisos em 1896, desvirtuando o típico edifício pombalino.

O R/c e 1º Andar serão destinados à – CASA PORTUGUESA DO PASTEL DE BACALHAU –